quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Projeto de Física
O professor Fábio Veras, de Física do noturno - sede, está desenvolvendo com suas turmas de 1º, 2º e 3º anos, projetos utilizando o LIED. A intenção é que este tipo de trabalho avance e que com os próximos os alunos possam desenvolver webquest's.
Cada série está desenvolvendo um tema específico que já foi anteriormente trabalhado junto com o professor em sala de aula.
1º ano - Calorimetria
2º ano - Movimento Retilíneo
3º ano - Potencial Elétrico
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Dia Nacional da Consciência Negra - Reflexão em Busca da Autoafirmação
...Eu sou...
Eu fui, eu sou, o orgulho de minha nação
Sofri para alcançar a libertação
Das correntes fui libertado
A minha cor é a minha alma.
As injúrias do preconceito
Não sofrereis...
Somos todos iguais
Mesmo quando não queremos
O que nos muda são os pensamentos preconceituosos.
Pare e reflita...
A minha cor não importa
E sim a grandeza da minha força.
Batalhei...
Busquei...
Procurei...
E encontrei o direito da igualdade
Deixe estar...
Lutamos unidos pela existência de uma igualdade.
Somos herança de um povo
Uma grande família
cuja alma não tem cor.
quebre as correntes que te prendem ao preconceito.
Ione Alves Amorim
(turma 301)
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Oficinas em comemoração ao Dia das Mães foram sucesso.
No dia 10 de maio de 2008, aconteceu com idealização da supervisão e professores do turno matutino a realização de oficinas em comemoração ao Dia das Mães. As professoras, Ana Lúcia, Roseane, Ilka e Rosa realizaram com as mães Oficinas de Flores, Iogurte, Informática e Relaxamento. Ao final houve um momento de confraternização com a presença da diretora Ilma, da psicóloga Ângela- que fez um momento de reflexão, das professoras Helena e Marislane, onde as mães receberam homenagens e presentes, que foram doados pelos professores do turno. Iniciativa maravilhosa.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Projeto: Resgate Histórico do Centro de Ensino Paulo Freire e sua Relevância no Processo Sócio- Educacional para as Comunidades do Eixo Turu e Adjacên
Justificativa
O CE Paulo Freire foi fundado no dia 09 de março de 1994 com a nomenclatura CESG JOÃO PAULO II, pois começou a funcionar no prédio da Unidade Integrada João Paulo II que tinha como diretora geral a Sra. Maria do Perpétuo Socorro M. de Aguiar. Em 08 de agosto de 1997, na gestão do então Secretário de Estado, Gastão Vieira, foi inaugurada sua Sede com o nome do pedagogo e educador Paulo Freire. Assim, neste ano de 2008, completará 11 anos de atividades educacionais junto às comunidades do Turu, Olho D'água, Araçagy, Barragem, Divinéia, Vila Luizão, Planalto Turu I, II e III, Santa Rosa, Sol e Mar, Brisa do Mar, Alonso Costa, Raposa e outras circunvizinhas.
É importante ressaltar, então, que por força da demanda foi criado, no ano de 2002, o Anexo desse Centro de Ensino, pela necessidade de atender a um grande contingente de jovens em idade escolar que não tinham condições financeiras de se deslocarem para outras localidades distantes. Inicialmente com a implantação do Tele-ensino foram concedidas salas na Associação dos Moradores do Bairro Vila Luizão e, crescendo a clientela, outro prédio fora alugado na Av. São Luís Rei de França e, posteriormente, conseguiu-se as instalações do antigo CSU-TURU, no Conjunto Habitacional Turu.
Diante da relevância do legado deixado pelo homenageado deste centro educacional no âmbito da educação brasileira e no mundo, esta escola realizará durante os meses de agosto e setembro do corrente ano, atividades de pesquisa e reflexão acerca de sua vida e principais obras, resgatando paralelamente os 11 anos de história desta escola e os benefícios proporcionados às comunidades que dela fazem parte, homenageando aqueles que contribuíram com a efetivação do processo educacional.
Objetivos
Realizar estudos sobre o educador Paulo Freire, refletindo sobre a sua importância para a educação no Brasil, traçando paralelamente, um perfil histórico do Centro de Ensino Paulo Freire -sede e anexo a fim de perceber sua relevância para as comunidades que dele fazem parte.
Objetivos Específicos:
Pesquisar a vida e principais obras do educador Paulo Freire;
Ler e discutir sobre o método de ensino proposto por Paulo Freire;
Resgatar a história do CE Paulo Freire – sede e anexo;
- Homenagear aqueles que tiveram papel relevante na construção da escola, entre administradores, dicentes e docentes.
Metodologia
Palestra com estudioso do método Paulo Freire;
Realização de entrevistas com a primeira diretora e ex-alunos;
Apresentação do histórico da escola (em slides e painéis fotográficos);
Lançamento do concurso para a escolha do Hino da escola;
Criação de textos poéticos, dissertativos (artigo de opinião, crônica), descritivos em homenagem à escola;
Criação do Blog da escola;
Culminar as ações do projeto com confraternização e homenagens
Apresentar peça teatral e outras manifestações artístico-culturais com base nas principais obras de Paulo Freire.
Recursos
Humano: Comunidade escolar
Material: Expediente e apoio logístico
Financeiros: Oriundo das unidades orçamentárias da SEEDUC.
Avaliação
As ações serão acompanhadas por equipes de professores distribuidas por atividades, e cada equipe se responsabilizará pela avaliação, com base em critérios pre-estabelecidos.
LIED - há três meses contribuindo para a inclusão digital
A cultura estrangeira como forma de aprendizado
Há seis anos tem se realizado, no turno vespertino, uma proposta pedagógica de conhecimento da cultura inglesa, através da Festa do Halloween. Esse projeto é idealizado pela professora de língua inglesa, Tereza Adler que, juntamente com seus alunos consegue, com muita música, história, arte e diversão traduzir essa festa que , nos Estados Unidos é bastante comemorada. E como o Brasil já vem, há muito tempo - devido aos estudos da língua inglesa- incorporando esta data, nós do CE Paulo Freire, também, com muito esforço aceitamos e aderimos a essa manifestação folclórica. Confira!
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
PROJETO: Momento Cívico 2008
PROJETO - São Luís: Uma cidade para ver, amar e sentir!
Entrevista com Socorro Aguiar (1ª Diretora)
Entrevistada: Maria do Perpétuo Socorro Martins de Aguiar. Diretora Fundadora da Escola.
Nascida na cidade de Pedreiras (interior do Maranhão).
Filiação: Lucia Seguenes Martins e Alceus Pedreiras Martins.
Inspirada em sua mãe, D. Socorro, engajou-se na área da educação, cursou o Ensino Fundamental no Colégio Rosa Castro e Colégio São Luís. Cursou administração na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).
Durante 15 anos foi diretora da Unidade Integrada João Paulo II, localizada no bairro Turú, onde seu principal objetivo além de trazer uma nova forma de educar para a comunidade carente, se preocupava muito com a falta de um Estabelecimento de Ensino Médio nesta comunidade. Através de muita luta, conseguiu trazê-lo no ano de 1994.
PERGUNTAS
A- A senhora acha importante homenagear o educador Paulo Freire?
S- Sim, pois ele revolucionou o modo de ensinar em todos os sentidos.
A- Como a senhora vê a forma de educação no Maranhão?
S- Vejo com um olhar de esperança, pois ela ainda precisa melhorar muito em relação às metodologias.
A- O que você acha da sua profissão?
S - É uma profissão prazerosa, mas que cada dia fica mais difícil.
A- O que lhe decepciona na educação?
S- Um sistema de desigualdade social.
A VIDA E OBRA DE PAULO FREIRE
Nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. Em uma pesquisa no Altavista encontramos um número maior de textos escritos em outras línguas sobre ele, do que em nossa própria língua.Embora suas idéias e práticas tenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Publicou várias obras que foram traduzidas e comentadas em vários países.Suas primeiras experiências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias.Participou ativamente do MCP (Movimento de Cultura Popular) do Recife.Suas atividades são interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão. Exila-se por 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile, recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram à época, para a superação do analfabetismo. Em 1970, junto a outros brasileiros exilados, em Genebra, Suíça, cria o IDAC (Instituto de Ação Cultural), que assessora diversos movimentos populares, em vários locais do mundo. Retornando do exílio, Paulo Freire continua com suas atividades de escritor e debatedor, assume cargos em universidades e ocupa, ainda, o cargo de Secretario Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão da Prefeita Luisa Erundina, do PT. Algumas de suas principais obras: Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Cartas à Guiné Bissau, Vivendo e Aprendendo, A importância do ato de ler, Pedagogia da autonomia.